Centro de Vida Independente Araci Nallin.

eXTReMe Tracker

Vida Independente: Conceito.

 

No início da década de 70, surgiu nos Estados Unidos (Universidade de Berkeley, Califórnia), e, posteriormente, em outros países, um movimento de integração social cujos princípios foram levantados pelas próprias pessoas com deficiências severas, que não aceitavam ficar à margem da sociedade e à mercê das instituições, especialistas e familiares, que decidiam tudo por eles.

Nesse momento, iniciou-se um movimento internacional de Vida Independente, no qual a palavra independente significava não-dependente da autoridade institucional e familiar.

Na década de 80, particularmente no Ano Internacional das Pessoas Deficientes (1981), surge um outro movimento internacional, o de luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Esses dois movimentos produziram uma tendência mundial voltada para a implementação daqueles direitos, a fim de consolidar a equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência, de modo não-paternalista e não-autoritário.

O movimento de Vida Independente veio provar que a pessoa com deficiência tem capacidade plena para administrar seus interesses e obrigações com independência, fazer suas escolhas e tomar decisões sobre o que é melhor para elas, e exigirem o direito de assim fazê-lo.

 

 

Pensamento:

"Que mundo é esse em que vivemos... onde é mais fácil quebrar o núcleo de um átomo do que um preconceito".

Albert Einstein