Centro de Vida Independente Araci Nallin.

eXTReMe Tracker

Araci Nallin.

 

Araci NallinAraci Nallin nasceu em 22 de maio de 1957 e faleceu em 14 de junho de 1993, um pouco depois de obter o título de mestre em Psicologia pela USP, com a dissertação "Reabilitação em Instituição: suas razões e procedimentos. Análise de Representação do Discurso", um dos mais instigantes e belos textos sobre o assunto.

Em virtude de severas seqüelas de poliomielite contraída aos quatro anos de idade, teve que lutar muito para conquistar um estilo de vida independente. No final dos anos 70, Araci e alguns amigos formaram um grupo voltado à atividade de cultura e lazer.

Em 1980, aliou-se a outras pessoas com deficiência para criar o NID - Núcleo de Integração de Deficientes, organização de caráter reivindicatório em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Araci tinha uma inteligência brilhante, um senso de humor ferino e era uma das mais entusiastas e batalhadores pelos direitos das pessoas com deficiência.

Araci Nallin era funcionária concursada da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, tendo participado da criação e atuado, ao lado de Ana Ria de Paula, no Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência. Pouco antes de sua morte, assumiu a Coordenação do Programa de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência, no Município da Cidade de São Paulo.

 

Pensamento:

"Que mundo é esse em que vivemos... onde é mais fácil quebrar o núcleo de um átomo do que um preconceito".

Albert Einstein