Centro de Vida Independente Araci Nallin.

eXTReMe Tracker

O Belo e o Estético.

 

Marco Antonio de Queiroz*

Realmente, o belo e o estético não são só visuais. Para nós cegos, então, não é nada visual. O Belo é sonoro, como na Quinta de Beethoven, quando penso ser a morte a bater na porta. Mas seria a morte bonita? Há beleza nos dramas, lirismo no som. A beleza também é física. Afinal, o que seria da humanidade e das mulheres se os homens só as vissem?

Por isso me emocionei tanto quando toquei em obras de arte na Pinacoteca de São Paulo. Como pensei que nunca mais veria esculturas e artes plásticas, que nunca mais essas artes fariam parte da minha vida, senti um nó na garganta quando toquei esculturas e telas, porque passei a "ver" o que já não tinha jeito.

Consegue imaginar como achei tudo enormemente lindo? Não é lindo o cheiro do jasmim? E o cheiro das pessoas que amamos no exato momento do amor? E, quando estamos com aquela fome e aparece na nossa frente, cheirando, quentinho, nosso prato preferido? Aquele paladar gostoso não é o mais lindo do mundo? Prato lindo esse!

Enfim, ver é maravilhoso e gostaria de fazê-lo... mas fico grato e curto a vida porque há beleza em tudo, especialmente quando nossa vida permite-nos percebê-la. Para isso há de se ter coração!

Abraços estéticos,
MAQ

 

* Marco Antonio de Queiroz - MAQ - Consultor especialista em acessibilidade digital, ministra de HTML e acessibilidade Web, criador e conteudista do site www.bengalalegal.com.Site externo., membro do Grupo Acesso Digital, conselheiro do Centro de Vida Independente Araci Nallin, autor do livro: "Sopro no Corpo - Vive-se de Sonhos".

 

Pensamento:

"Que mundo é esse em que vivemos... onde é mais fácil quebrar o núcleo de um átomo do que um preconceito".

Albert Einstein